domingo, 7 de janeiro de 2018

A assistência aos doentes nos hospitais, no Portugal contemporâneo

Hospital de Faro, Serviço de urgências

Ontem, na RTP, as imagens (seria a prisão de Guantanamo?!) dos doentes "empilhados" no hospital de Faro, capital do Algarve, foi atroz! Como é possível, em Portugal e, precisamente na região de turismo mais rica deste país, os doentes sejam tratados desta maneira cruel?! Ouvi estupefacta a voz que dava testemunho do que se passa nesse hospital do SNS. Como é que os hospitais do SNS recebem e tratam os doentes?! Será que tratam ou deixam morrer?! É assim que os doentes são tratados?! Sem assistência, ou seja, sem a higiene primária, sem a alimentação necessária a qualquer ser humano?! Sem o tratamento humano mínimo?! Onde estamos?! Na Síria flagelada pela sangrenta guerra civil de anos?! Ou num dos países mais atrasados de África?! Estaremos na Europa com os seus valores humanos e humanizadores?! Ou continuamos com leis e mais leis inúteis e até sem uma legislação humanizada para o Sistema Nacional de Saúde?!!! Sucessivos ministros da Saúde nada fizeram! E em quantos outros hospitais de Portugal, a situação aberrante não é idêntica?!
E, agora lembro a atuação do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa a ajudar os doentes com palavras e gestos no hospital do Rego, em Lisboa. Precisamente quando já podia andar, após uma cirurgia, não se fez rogado em dar auxílio aos mais fracos do que ele. Porque espera o pessoal de enfermagem e médico para o fazer, mesmo para além do seu horário pago? Será que só à custa de dinheiro é que se pode dar alguma coisa de nós aos doentes?! E deixam-nos, sem consciência, ali, nos corredores ou na urgência (?!), simplesmente abandonados....*

Lisboa, 7 de Janeiro de 2018
Teresa Ferrer Passos

* Este comentário foi endereçado (via e-mail da Presidência da República) ao Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa. Também foi publicado na página do Facebook da autora.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário