segunda-feira, 20 de novembro de 2017

1º Dia Mundial dos Pobres

Homilia do Papa Francisco (excertos)
no Dia 19 de Novembro de 2017

Depois da Missa, 1500 pobres e necessitados almoçaram na Sala Paulo VI,
no Vaticano, com o Papa Francisco

«Quando queremos oferecer algo ao Senhor, os seus gostos encontramo-los no Evangelho».
(…)
«No pobre, Jesus bate à porta do nosso coração e, sedento, pede-nos amor. Quando vencemos a indiferença e, em nome de Jesus, nos gastamos pelos seus irmãos mais pequeninos, somos seus amigos bons e fiéis, com quem Ele gosta de Se demorar»
(…)
«Nos pobres manifesta-se a presença de Jesus, que, sendo rico, se fez pobre»
(…)
«Por isso neles, na sua fragilidade, há uma “força salvífica”. E, se aos olhos do mundo têm pouco valor, são eles que nos abrem o caminho para o Céu, são o nosso “passaporte para o paraíso”. Para nós, é um dever evangélico cuidar deles, que são a nossa verdadeira riqueza; e fazê-lo não só dando pão, mas também repartindo com eles o pão da Palavra, do qual são os destinatários mais naturais. Amar o pobre significa lutar contra todas as pobrezas, espirituais e materiais.»
(…)
«E isso nos fará bem: aproximar-nos de quem é mais pobre do que nós, tocará a nossa vida. Lembrar-nos-á aquilo que conta verdadeiramente: amar a Deus e ao próximo. Só isto dura para sempre, tudo o resto passa; por isso, o que investimos em amor permanece, o resto desaparece.
Hoje podemos perguntar-nos: “Para mim, o que conta na vida? Onde invisto”? Na riqueza que passa, da qual o mundo nunca se sacia, ou na riqueza de Deus, que dá a vida eterna? Diante de nós, está esta escolha: viver para ter na terra ou dar para ganhar o Céu. Com efeito, para o Céu, não vale o que se tem, mas o que se dá, e “quem amontoa para si não é rico em relação a Deus”. Então não busquemos o supérfluo para nós, mas o bem para os outros, e nada de precioso nos faltará»

Papa Francisco 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário