quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Os males do mundo e Deus


Tragédia na Madeira: Árvore centenária cai sobre multidão que comprava velas para a festa do Dia da Assunção de Nossa Senhora ao Céu, matando 13 pessoas e fazendo 50 feridos



1. Deus não tem a ver com a morte e o sofrimento neste mundo, porque como disse Jesus, "o meu reino não é deste mundo", porque se fosse, "teria a defendê-lo batalhões de anjos". Deixou-se prender, julgar e condenar à morte, sem obstar a essa actuação humana, porque Ele não era deste mundo, mas viera para salvar o Homem da vida finita deste mundo, a quem ele oferecia uma outra vida e uma "vida em abundância", ou seja, sem o limite da morte do mundo material.

2. Deus é o Incognoscível pelo atributo de ser transcendental, ou seja, Aquilo/Aquele que nos transcende. Assim, não se equipara a ovnis, signos, Júpiteres ou afins. A existência de todo o Universo, em que nós nos incluímos, é um mistério tão profundo quenão podemos nomear a sua Origem (os judeus - Moisés - diziam que Deus é, simplesmente, AQUELE QUE É, ou seja, sem definição vocabular com significado). Nada se pode saber nada dessa Origem Primordial por estar para além das capacidades cognitivas do Homem. Só quem é cristão, acredita que Jesus Cristo é esse Deus com uma encarnação humana porque quis resgatar a humanidade do mal em que caiu e dar-lhe a oportunidade de a levar, após a morte, para a Casa do Bem Eterno d'AQUELE QUE É.

Teresa Ferrer Passos

(Duas postagens-comentário a António Costa Santos no Facebook em 16/8/2017)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário