quinta-feira, 4 de maio de 2017

O primeiro Papa que acreditou no testemunho de Lúcia

Papa Pio XII (1878-1958)
Numa Europa dilacerada pelos terríveis extremismos ditatoriais que mutilavam a paz nas nações, numa Europa de povos flagelados por uma segunda guerra mundial dizimadora de milhões de homens e mulheres, o Papa Pio XII, a 13 de Junho de 1940, data em que Portugal celebrava os 800 anos da sua fundação, publicou a primeira Carta Encíclica em que, aludindo ao contributo de Portugal para a missão evangélica, se referia às Aparições da Virgem Maria a três pastorinhos, no ano de 1917, em Fátima.

Em Dezembro desse mesmo ano de 1940, Lúcia escrevia-lhe uma carta solicitando a criação oficial da Devoção no mundo e, em especial, na Rússia, ao Imaculado Coração de Maria. Correspondendo a tão meritório pedido, menos de dois anos depois, em 31 de Outubro de 1942, Pio XII consagra o mundo ao Imaculado Coração de Maria, não deixando de sublinhar os momentos trágicos que a humanidade vivia "abrasada em incêndios de ódio", previstos já em 1917 pela Senhora vinda do céu e que se mostrava mais brilhante do que o Sol .

Neste caminho de louvor à Santíssima Virgem Maria, Pio XII, proclamou, em 1950, o Dogma da Assunção de Nossa Senhora, em corpo e alma, ao céu. As Aparições de Fátima, em 1917, foram para Pio XII, não duvidamos, o alento mais forte para esta decisiva proclamação perante um mundo desencontrado da paz, o seu valor mais forte.

4  de Maio de 2017
Teresa Ferrer Passos

Sem comentários:

Enviar um comentário

Deixe aqui o seu comentário